Meteoritos-chave descobertos no Chile podem revelar a origem do Sistema Solar

2341

Um estudo geológico levado a cabo no deserto do Atacama por cientistas da Universidade Católica do Chile (UCN) encontrou vários condritos carbonáceos, meteoritos-chave para entender a origem do Sistema Solar, bem como as causas que levaram à vida no planeta Terra.

De acordo com um comunicado da UCN, os objetos, encontrados entre as cidades de Antofagasta e Taltal, fazem parte dos primeiros minerais formados a partir da nebulosa que cercou o Sol há 4,56 mil milhões de anos.

Veja mais em https://zap.aeiou.pt/descobertos-meteoritos-chave-chile-261001

A COLEÇÃO MAIS ANTIGA DE METEORITOS FOI ENCONTRADA NO LOCAL MAIS SECO DA TERRA

2316

Meteoritos colidem na Terra quase constantemente e podemos encontrar os restos antigos em todos os lugares. Mas, para melhor entender de onde as rochas espaciais vieram, é útil visitar a mais densa coleção de meteoritos do planeta.

Onde? No local mais seco de todo o planeta Terra – o deserto do Atacama, no Chile. Este deserto é muito antigo, com mais de 15 milhões de anos, o que significa que os meteoritos que caíram na sua enorme área – cerca de 130 mil quilômetros quadrados – têm a possibilidade de serem muito antigos.

Veja mais em https://zap.aeiou.pt/antiga-meteoritos-local-seco-terra-259142

NOVO SISTEMA ÓPTICO CONSEGUE CAPTAR IMAGENS MUITO PRECISAS DE NETUNO

1824

Berlim, 18 jul (EFE).- O Telescópio de Longo Alcance (VLT, na sigla em inglês) do Observatório Europeu do Sul (ESO) conseguiu captar a partir do deserto do Atacama, no Chile, imagens extraordinariamente precisas do planeta Netuno…

Veja mais em https://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/efe/2018/07/18/novo-sistema-optico-consegue-captar-imagens-muito-precisas-de-netuno/