Os Primeiros Habitantes do Atacama

 O "pueblo atacameño"- originalmente chamado Lickanantai -, habita o norte do Chile, norte da Argentina e o sul da Bolívia há centenas de anos. 

Este grupo étnico indígena se estabeleceu no lugar seguindo a cauda do rio Loa e se dedicou a pecuária, criando especialmente lhamas e alpacas, que lhe serviam como alimento e abrigo. 

Suas hortaliças como o milho, abóbora, pimenta e quinoa, foram cultivados com o sistema de terraços para aproveitar ao máximo a água. 

Com os anos, os atacameños se misturaram com os crioulos (descendente dos espanhóis conquistadores), mantendo certas tradições como os tecidos e algumas palavras de seu original idioma Kunza. 

Passear pelo povado de San Pedro tem algo mágico. Percorrer suas ruas de terra, surpreendendo-se com seus antigos edifícios de adobe, deleitar-se com a simplicidade dos seus habitantes ou refrescar-se à sombra de suas belas árvores na praça principal é um presente entre os incríveis tours que irás desfrutar durante os dias que estará pelo Deserto do Atacama. 

Convertida na capital arqueológica do Chile, este povoado gosta de ser um lugar de encontro cultural, capaz de satisfazer a seus visitantes com variados serviços como hospedagem de primeiro nível, restaurantes com cozinha local, uma nutrida feira artesanal e um ótimo museu contando a história do local. 

San Pedro é um lugar conhecido mundialmente, com ruazinhas brancas e terracotas, estreitas e coloridas, esta pequena cidade é visitada anualmente por viajantes das mais remotas latitudes, o que faz se respirar um intenso ar cosmopolita. 

Em San Pedro o ambiente é amável, tudo está disposto para o turismo, especialmente o de aventura, mas também o geológico, histórico, astronômico, astrológico, antropológico, arqueológico e arquitetônico...

5 séculos de seu descobrimento, San Pedro permite a desconexão total das rotinas e a completa conexão com os segredos da origem do mundo.